Compartilhe
Seja bem vindo ao nosso Blog. Qualquer dúvida mande uma mensagem no whatsapp (48) 98418-2801
Acesse a loja virtual

Amplificador Integrado Leak Stereo 230 - Review Clube do Áudio

12 de janeiro de 2024 – Amplificadores, Reviews

Fernando Andrette.

Leak Stereo 230.

O novo modelo de integrado da LEAK, o Stereo 230, é um avanço considerável em relação ao 130 lançado em 2020, e coloca esse icônico fabricante inglês de novo na linha de frente das opções de entrada - como os produtos da Cambridge, NAD, Emotiva, etc.

É muito bom saber que o leque de opções para os que desejam um sistema hi-fi honesto, de menos de 20 mil reais, esteja aumentando no Brasil, e permita que o consumidor monte seu sistema moderno e totalmente atualizado. Com um grande número de entradas analógicas e digitais, pré de phono MM, dispositivo Bluetooth para reprodução de música a partir de tablets e smartphones, usando os codecs integrados aptX e AAC.

Seu DAC interno é o ES9018 Sabre 32 bits, da ESS Technology, com um eficiente eliminador de jitter e clock interno. Com conversão de arquivos de áudio digital PCM até 384kHz, e DSD até 256.

A potência é de 75 Watts por canal em 8 ohms, e 115 Watts em 4 ohms.

E, para fechar o pacote: um pré de fone de boa performance.

A proposta da LEAK para atrair o consumidor, foi apostar em um design estilo vintage, que remete literalmente ao fim dos anos 60 e início dos anos 70 - o que está novamente em voga, tanto em caixas acústicas, como em eletrônicos!

Eu pessoalmente gosto de gabinetes com laterais de madeira, remetendo às minhas mais antigas lembranças dos primeiros sintonizadores de FM que tivemos em casa, seguidos por diversos receivers japoneses.

Minha única restrição ao design do Stereo 230 diz respeito aos seus botões, que achei uma escolha ‘radical’ demais, passando uma sensação de fragilidade e não de robustez. Mas, como o controle remoto faz todas as operações de mudança de entrada e volume, acho que o usuário pouco irá ter contato com os comandos do painel.

 amplificador-integrado-leak-stereo-230

Como a maioria dos equipamentos dos anos setenta, o Stereo 230 também possui controles de ajuste de grave e agudo, ou opção de by-pass (Direct) - que recomendo que seja usado sempre, evitando o desejo de ‘turbinar ou atenuar’ gravações tecnicamente limitadas.

Para o teste não usei a opção de ligar o smartphone via Bluetooth, preferindo ligar o streamer Innuos ZENmini Mk3 via cabo USB, para poder avaliar com maior precisão o DAC interno do 230. Usamos também a entrada phono MM com o toca-discos StudioDeck +M
da MoFi (leia teste na Edição 300), e ficamos muito surpresos com o silêncio do circuito e o resultado bastante correto e equilibrado - o que pela sua faixa de preço é uma de suas maiores qualidades, junto com o amplificador de fone de ouvido.

Para o teste, além do Innuos e do toca-discos da MoFi, também utilizamos o CD-Player Arcam CDS50. Os cabos todos foram da Virtual Reality (caixa, USB, analógico RCA) exceto de força, que usamos o original e o Transparent PowerLink MM2. Caixas: JBL L82 Classic, Boenicke W5, Audiovector QR 5 e Harbeth P3ESR XD.

A primeira dica importante, o LEAK 230, apesar dos seus 75 Watts, irá precisar de uma caixa com boa sensibilidade. As duas caixas que casaram lindamente com ele foram: JBL L82 Classic e a Audiovector QR 5.

Com a Boenicke W5 não deu liga: o 230 tendo enorme dificuldade para direcionar e controlar a caixa e, com menos dificuldade, mas ainda assim sofrendo, foi com a Harbeth PeESR-XD. Minha dica será buscar um casamento como a linha Diamond ou a Linton da Wharfedale, ou talvez algum modelo de entrada da QAcoustics ou da Monitor Audio.

Será preciso um pouco de paciência até o completo amaciamento do amplificador, do seu DAC interno e do pré de phono e amplificador de fone.

Optei por amaciar primeiro o DAC e o amplificador, deixando em repeat no streamer por 120 horas. Foi essencial essa escolha, pois tudo quando você instala o LEAK 230 parece aquele produto ‘comportado’, mas não disse ao que veio e muito menos parece ter ‘credenciais’ para apresentar. O fato de soar ‘comportado’ não chega a ser pejorativo, mas passa aquela impressão que iremos ouvir Led Zeppelin todos trajando smoking, rs!

As 120 horas foram uma lufada de esperança, e sinais de que havia camadas interessantes, mais abaixo da casca.

Os agudos se estenderam, ganharam arejamento e os graves,peso. A região média já era bastante convincente, mas nenhuma eletrônica vive só de médios convincentes, vive? Fiz essa pergunta a você, leitor, pois assisti outro dia a um vídeo de um jovem revisor (por isso lhe dou algum crédito) que o produto que ele estava avaliando tinha um agudo “estranho”, e um grave muito “gordo”, mas os médios eram tão bons, que ele estava dando o selo de “recomendado” ao produto!

Tive que assistir essa parte final duas vezes, para ter certeza do que o jovem aprendiz estava afirmando e assinando embaixo.

Não, o LEAK 230 não tem apenas médios interessantes e corretos. Os graves e os agudos também são bons, depois do devido amaciamento. Passadas 150 horas, lá fui eu amaciar o pré de phono e o amplificador de fone.

Para agilizar o processo, fiquei ouvindo LP no fone e, de 20 em 20 minutos, levantando e trocando o lado do disco. Não creio que os jovens tenham essa paciência de esperar e fazer todo o ritual necessário para extrair todo o potencial de seus sistemas, pois amaciamento é um teste de fogo para qualquer um.

Por isso que lemos e vemos nas mídias especializadas, tantas ‘distorções’ na avaliação de produtos, pois podemos cometer grandes injustiças por não levar a sério o tempo necessário de amaciamento antes de nos sentarmos para avaliar o produto.

Para os que não acreditam em amaciamento, toda essa introdução irá parecer desnecessária e inócua - mas para os que já ouviram as diferenças, façam o dever de casa, pois o LEAK 230 merece.

Seu equilíbrio tonal podemos definir como correto sem, no entanto, ter muita folga para maiores arroubos na apresentação de detalhes do tamanho da sala de gravação, ou a quantidade de reverberação digital utilizada na voz ou nos corais.

Os graves, tem peso, porém carecem de maior energia, tão essencial nos fortíssimos de uma orquestra sinfônica. Mas isso impede que se escute no 230 música clássica ou big bands? Lógico que não! Basta não ter expectativas exageradas, afinal estamos falando de um integrado de menos de 15 mil reais, certo?

E música eletrônica, Andrette? Com a caixa correta, desde que ela esteja preparada para graves turbinados, sim!

Tudo é sempre uma questão de sinergia. Se o leitor estiver atento e com paciência para ouvir e pesquisar, ele irá extrair do LEAK 230 uma performance digna do investimento.

Seu soundstage possui excelente foco e recorte das imagens sonoras, com um 3D bem razoável, desde que o posicionamento das caixas forme o tão famoso triângulo equilátero, e a sala não atrapalhe acusticamente. A imagem possui boa largura, altura e profundidade. E a única limitação será na apresentação da ambiência da sala de gravação, devido à pouca extensão nos agudos.

As texturas surpreendem, menos pela intencionalidade e mais pela paleta de cores e pela facilidade de acompanhar diversas vozes simultâneas sem esforço adicional ou perda de concentração.

Os transientes são muito bons, com uma facilidade de marcação de tempo e ritmo. Ouvi vários exemplos de piano solos e violões com corda de aço, exemplos encardidos para reprodução precisa de velocidade, e o LEAK 230 se saiu muito bem!

A micro-dinâmica é muito boa, e a macro-dinâmica irá depender dos seus pares (fonte e caixas). A macro se saiu muito melhor quando usamos o CD-Player Arcam reproduzindo SACD - tivemos algumas boas surpresas, como no Quarto e Quinto Movimentos da Sinfonia Fantástica de Berlioz, ou no Concerto Para Piano e Orquestra de Bartók.

Mas não tente reproduzir os canhões da Abertura 1812 de Tchaikovsky no LEAK 230, que não irá rolar, nem para ele e muito menos para as caixas!

O corpo dos instrumentos foi impecável com todos os LPs, o esperado nos CDs, e decepcionantes no streamer.

Ou seja, nenhuma novidade.

E a organicidade ocorreu em todas as excelentes gravações, nos colocando frente a frente com os músicos.

Conclusão.

Se você é um rato de vídeos no YouTube, em que se vende gato por lebre à torto e à direito, certamente você acredita que integrados de 1000 dólares soam tão bem ou até melhores que integrados de 5000 dólares.

Desculpe te chamar à realidade, mas isso não existe, meu amigo.

E creia que, no dia que acontecer, os fabricantes de hi-end superlativos e ultra hi-end irão à falência.

O que você pode acreditar, que já é fato consumado, é o quanto produtos hi-fi de entrada melhoraram e estão andando a passos cada vez mais largos. E encontrar pacotes como o LEAK 230 é uma excelente notícia, pois permite que muitos e muitos leitores possam ter seu primeiro contato com produtos que já possuem os elementos essenciais para se ouvir música decentemente.

E quais são esses elementos? Boa inteligibilidade, com baixa fadiga auditiva!

Essa é a chave da porta de entrada, para quem deseja ouvir a música que ama corretamente.

Esse compromisso, diversos fabricantes de produtos hi-fi já dominam, e os resultados são cada vez mais surpreendentes!

Se seu orçamento é curto, mas você sonha em realizar esse primeiro passo, o LEAK 230 precisa estar no topo de sua lista de opções.

Tanto pelo pacote, como pela sua performance! Com uma boa fonte e um par de caixas que permita o LEAK Studio 230 conduzir com firmeza e folga, não existe espaço para erro.

Uma excelente notícia para o início de 2024, você não acha?

especificacoes-amplifcador-integrado-leak-stereo-230(0)

especificacoes-amplifcador-integrado-leak-stereo-230

pontos-positivos-negativos-amplificador-leak-230

especificações-amplifcador-integrado-leak-stereo-230(4)performace-amplificador-leak-stereo-230

referência-diamante-amplificador-leak-stereo-230

 

ref. Clube do Áudio.
Edição 303.
Confira outros reviews de amplificadores,
Amplificador Integrado Quad Vena.