Compartilhe
Seja bem vindo ao nosso Blog. Qualquer dúvida mande uma mensagem no whatsapp (48) 98418-2801
Acesse a loja virtual

Pré de Phono Project Tube Box S2 - Review Analog Planet

23 de novembro de 2022 – Reviews

Calleb Attaway.

Pré de Phono Project Tube Box S2.

Os sistemas de áudio Project são, sem dúvida, o rei dos componentes analógicos de baixo custo, de nível básico e de alto desempenho. Um go-to definitivo para toca-discos abaixo de $ 1000 e estrondo para seus pré-amplificadores phono buck. Fundada em 1991 por Heinz Lichtenegger durante o reinado do mal do CD, eles abriram caminho para o sucesso do vinil e conseguiram!

Visão geral e qualidade de construção.

O Tube Box S2 é o primeiro produto da Project a oferecer um design de circuito OpAmp totalmente discreto. É também o primeiro produto que vem com tubos substituíveis para alcançar a sinergia ideal do sistema. Ele aceita a entrada de cartuchos MM e MC com configurações de ganho no painel frontal (ajustável por meio de botões) de 40, 43, 50, 53, 60 e 63dB. Cinco configurações de impedância de entrada variável estão disponíveis para ajustar a qualquer cartucho MC, enquanto a configuração de impedância de entrada de 47k ohm é fixa e adequada para cartuchos MM e MC de alta saída.

A ativação do filtro subsônico (também disponível através do botão do painel frontal produz menos ruído de baixa frequência, mas também consome muita energia da música resulta-ndo em um som emocionalmente “plano”. A Project lista o filtro como 20 Hz com uma inclinação de 18dB/oitava, no entanto, a parte “20Hz” me confunde porque o filtro não parece que começa a cair em 20 Hz. Na verdade, parece que cai em torno de 30-35Hz.

O chassi é feito de metal com uma sensação de lixa fosca, enquanto a placa frontal é feita de alumínio escovado que só é visível como escovado quando a iluminação está quase perfeita. O S2 está disponível em acabamento preto ou prata, o que, a julgar pelas fotos, não parece alterar sua aparência geral discreta. A qualidade de construção é decente para seu preço de varejo de $ 399, mas sua “vivacidade” deixa um pouco a desejar. Ele toca. Não como chapa de metal, mas ainda assim. 

Isso pode ser facilmente corrigido com as folhas de amortecimento 3M da Audio Additives (colocação a seu critério), mas algumas pessoas podem se opor a colar algo dessa natureza em seus equipamentos. (mais modificações posteriormente) Ele possui duas válvulas ECC83, circuito mono duplo, “circuito de ruído ultrabaixo com um estágio de entrada FET” e capa-citores de poliestireno, que a Project diz serem usados ​​sempre que possível.

project-tube-box-s2-pre-phono

Setup.

Usando um Ortofon 2m Red com uma resistência de carga recomendada e capacitância de carga de 47k ohms e 150 - 300pF, descobri que os interruptores DIP localizados na parte inferior da unidade já estavam configurados para acomodar meu cartucho. Embora não seja tecnicamente um projeto “plug and play”, a configuração fácil do Project certamente fez com que parecesse assim.

No manual, eles ainda fornecem configurações recomendadas para alguns cartuchos Ortofon, o que eu achei legal: os clientes podem evitar ter que pesqui-sar as configurações recomendadas de seus cartuchos nas profundezas da Internet. Vendo que os tubos vêm pré-instalados, é praticamente tudo o que há para configurar o S2. Bastante chato se você me perguntar.

Primeira Impressões.

Quando me sentei pela primeira vez para ouvir e comparar o S2 com o pré-amplificador phono integrado do meu Denon AVR-2802, esperava ficar chocado com o desempenho desta pequena caixa. Afinal, eu tinha todo o direito de ser! Eu estava sobrecarregado por esse gargalo do sistema por muito tempo e finalmente era hora de ouvir um palco phono real. Eu estava animado! Em vez disso, o que ouvi foi um pouco anticlimático. Houve uma diferença notável, mas certamente não o suficiente para me impressionar.

Houve um baixo um pouco melhor, talvez um detalhe um pouco mais definido (não áspero), uma apresentação sonora um pouco mais ampla - embora não uma sensação de espaço adicional - e, mais notavelmente, uma presença timbral mais limpa e equilibrada.

Ainda assim, essas diferenças eram quase minúsculas e faltava algo. Apenas algumas coisas poderiam ser feitas: devolvê-lo, escrever uma crítica negativa ou deixá-lo se ajustar ao sistema e dar-lhe outra chance.

Bem, eu certamente não iria apenas rejeitar uma oferta de revisão apenas por causa de um produto fraco e não queria escrever uma crítica ruim, só esperava que tudo desse certo. Então, depois de algumas semanas deixando o S2 constantemente 24 horas por dia, 7 dias por semana e ocasionalmente tocando discos para música de fundo, decidi que o dia do julgamento havia chegado ...

Listening.

Faca de Seis Lâminas dos Dire Straits (BSK-3266)
Dando um movimento rápido na alavanca de sinalização do meu Project Debut Carbon e cruzando os dedos enquanto corria para a minha cadeira de escuta, esperei... não sabia o que esperar! Minhas expectativas seriam atendidas ou eu ouviria o que ouvi no primeiro dia?

Bem… na verdade, nenhum dos dois. Havia uma diferença muito maior do que antes, mas ainda sutil. Comecei a me sentir desapontado com o preço de varejo desta unidade. Por $ 399, que desperdício! Resolvi continuar ouvindo porque gosto de Dire Straits e a música estava me relaxando. Assim que me acalmei no meio da música e realmente tentei ouvir, notei algo. Algo bem... sutil.

Comecei a perceber essas pequenas nuances às quais nunca havia prestado atenção antes. Quase como adicionar uma pitada de tempero à sua comida apenas para perceber o sabor que estava faltando o tempo todo.

O Fender de Knopfler parecia ter essa mordida percussiva toda vez que ele cavava nas cor-das, mas seu tom era tão doce e exuberante. A reverberação expansiva começou a produzir uma imagem que eu quase podia ver com os olhos da minha mente. A especifici-dade da imagem produziu uma melhoria tão grande quanto a representação do decaimento do reverb. Isso deu à guitarra, bem como à voz de Knopfler, uma colocação espacial muito melhor e solidez no palco sonoro, o que tornou a audição muito envolvente.

Stephane Grappelli / David Grisman Live- Satin Doll (BSK-3550).

Esta é uma daquelas faixas que podem soar fracas às vezes quando a energia elétrica é ruim ou a sinergia de um sistema está desligada. Ele depende da precisão tonal de um sistema para soar da maneira que deveria. O bandolim elétrico de Tiny Moore foi reproduzido aqui com um tom rico e rápido, decorado com nuances sutis que fizeram o instrumento soar e parecer mais real. Tinha uma sensação calorosa e pesada que deu ao bandolim de Tiny uma expressão muito mais emocional em comparação com a apresentação de Denon.

A separação instrumental foi um pouco mais definida, enquanto o Denon meio que mistu-rou tudo, produzindo o que soava como bolhas de som sem imagem. A textura amadeirada do violino de Stephane e do bandolim de David se destacou, dando-lhes uma sensação viva e palpável. Esse nível extra de textura realmente não deve ser confundido com uma ênfase exagerada nos detalhes, ou como grão aditivo. Em vez disso, o violino era notavelmente mais suave do que no Denon, principalmente nas notas mais altas. Tudo isso fez com que o Denon parecesse granulado e opaco.

Herbie Hancock's Dedication- Maiden Voyage & Cantaloupe Island (GET51282-LP).

Esta é uma reedição “get on down” que comprei no Record Store Day em 2019. O primeiro lado do disco contém duas faixas de Herbie tocando solos de piano acústico que se você mesmo que esteja um pouco cansado, você ficará inconsciente. No segundo lado ele toca mais otimista e caótico em pianos elétricos e sintetizadores que de alguma forma ainda podem te colocar em transe.

O piano de Herbie soava quente, convidativo e rico em timbres. Suave, mas percussiva, fluiu perfeitamente com sustentação e vida incríveis. Eu realmente podia sentir a emoção fluindo pelo meu sistema e pelos meus alto-falantes como nunca antes senti. "Sim!" Eu pensei. “É assim que o analógico realmente soa!” Já ouvi vídeos no YouTube de pessoas tocando seus discos em um equipamento muito bom com boa conversão A/D e, apesar de soar muito impressionante, a conversão digital combinada com a compressão do YouTube e a faixa de frequência limitada diminui a presença e o peso que com o vinil você pode quase sentir mais do que ouvir. Estranho, certo?

Mais uma vez, através do S2 houve um ligeiro aumento de profundidade e dimensionalidade em comparação com o Denon. A imagem era melhor, os graves eram mais limpos, o S2 é apenas um pré-amplificador melhor.

Cantaloupe Island : Um sintetizador ARP Odyssey sem qualquer reverberação ou efeitos foi o primeiro instrumento através dos alto-falantes. Mais limpo, mais definido - e ouso dizer com graves mais profundos - e textura que de alguma forma parecia fazer meu subwoofer se dar bem com meus alto-falantes e sala.

Quando o e-piano Fender Rhodes de Herbie entrou, o palco sonoro mais amplo meio que jogou o piano pela sala enquanto ele oscilava entre os dois canais. À medida que o Ensemble de Cordas ARP PE-IV de Herbie desaparecia, o valor tendo um ligeiro aumento na profundi-dade tornou-se claro: o som era maior e um pouco mais expansivo. Uma desvantagem: a recuperação aprimorada de detalhes do S2 revelou a distorção audível produzida pelo braço bastante curto de 8,6” do Debut Carbon.

pré-de-phono-project-tube-box-s2

Não é possível verificar a seção MC.

Eu não tenho um cartucho MC de baixa saída, então não pude verificar a seção MC. No entanto, acho que a maioria dos compradores de pré-amplificadores de $ 399 o usará com um cartucho MM. Talvez quando eles conseguirem um MC, eles o usarão "em apuros" até que possam comprar um modelo de desempenho mais alto e mais caro, embora sem ouvi-lo talvez eu esteja vendendo a descoberto o desempenho do MC do S2. Talvez eu tente obter um MC de baixa saída para revisar!

Modificações.

Novos tubos: Se você deseja comprar novos ou NOS, o rolamento de tubos é definitivamente o caminho a percorrer se você deseja ajustar ao seu gosto específico a sinergia do seu siste-ma.

Folhas de amortecimento 3M da Audio Additives : essas folhas criam um efeito de amorteci-mento que reduz a vibração do chassi e reduz consideravelmente as ressonâncias, melhora-ndo assim a qualidade do som e diminuindo o nível de ruído do seu equipamento. É uma folha adesiva de aço inoxidável apoiada por um “material de amortecimento proprietário azul da 3M”. Eles são extremamente baratos e, a menos que tocar em seu equipamento pareça bater em um tanque, cada peça do seu sistema deve tê-los instalados.

Uma PSU linear de pós-venda: vamos enfrentá-lo, para manter o custo baixo para atraentes US $ 399. O Tube Box S2 vem com uma fonte de alimentação de verruga de parede classe D de baixa qualidade. A retificação e a filtragem menos que perfeitas podem criar picos, picos e ondulações na saída (o que, ao alimentar equipamentos CC de baixa tensão, todos sabemos que nunca é uma coisa boa).

Conclusão.

Então, minha experiência com este estágio phono tem sido muito boa. Embora sutil, soa fantástico e foi um avanço (sem trocadilhos) do pré-amplificador phono de estado sólido embutido no meu receptor Denon.

O Tube Box S2 da Pro-Ject é o melhor pré-amplificador para o dinheiro? Eu não posso dizer com certeza. Eu não ouvi toda a competição, ou francamente nada dela! Eu sou novo nisso. No entanto, considerando que esta é a primeira comparação de pré-amplificador que fiz em meu sistema que conheço e amo, achei que o Tube Box S2 teve um bom desempenho.

Certamente, se você é um “novato” analógico e está procurando seu primeiro pré-amplifica-dor phono, tanto o preço quanto o som estão certos. 

 

ref. Analog Planet
Confira a matéria completa clicando aqui.
Outros reviews de pré de phono.
Thorens MM-002