Compartilhe
Seja bem vindo ao nosso Blog. Qualquer dúvida mande uma mensagem no whatsapp (48) 98418-2801
Acesse a loja virtual

Cápsula Nagaoka MP-200 - Review What Hi-Fi

22 de janeiro de 2026 – Reviews

Nagaoka MP-200.

A Nagaoka pode não ser um nome familiar para muitos leitores, mas essa marca japonesa possui uma herança impressionante e pouco comum. Fundada em 1940 para fabricar peças de precisão para relógios e cronômetros, a empresa posteriormente passou a se especializar na usinagem de joias finas. Com o tempo, isso levou ao domínio na fabricação de pontas de agulha em diamante e, por fim, de cápsulas completas. Basta visitar o site da empresa para perceber que hoje ela atua em diversas áreas, incluindo fones de ouvido, microfones e câmeras digitais, além da fabricação de cápsulas moving magnet e diversos acessórios hi-fi.

A cápsula MP-200, do tipo moving magnet, é o modelo intermediário da tradicional linha MP da marca. Ao desembalar a cápsula, somos tomados por uma onda de nostalgia, pois, à exceção da cor característica, ela se parece muito com a consagrada MP-11, tão desejada no início dos anos 80. No entanto, apesar da aparência semelhante, trata-se de uma cápsula significativamente mais capaz do que aquela adorada opção de entrada do passado.

cápsual-nagaoka-mp200

Design.

Os destaques técnicos incluem o uso de um cantilever de boro de baixa massa, combinado a uma agulha elíptica de diamante superfino e polido. O gerador interno da cápsula é baseado em um potente ímã de samário-cobalto, entregando uma saída sólida de 4 mV (1kHz, 5cm/s). Não há exigências incomuns quanto à carga do pré de phono, seguindo o padrão de cápsulas MM, com 47kΩ, nem quanto ao peso da cápsula (6,5g).

O corpo da MP-200 é relativamente robusto, mas dificilmente causará problemas, a menos que o headshell do braço seja excepcionalmente pequeno. Não tivemos qualquer dificuldade na instalação em nosso toca-discos de teste. Seria interessante se o corpo da cápsula tivesse porcas cativas, o que facilitaria um pouco a instalação, mas fora isso, sua frente quadrada torna o alinhamento simples e preciso.

A Nagaoka recomenda uma força de rastreamento entre 1,5g e 2,0g, e chegamos ao valor ideal de 1,75g, que oferece o melhor equilíbrio entre agilidade, solidez e segurança no tracking.

Sistema de Testes.

Nossos testes foram realizados com a Nagaoka MP-200 montada no toca-discos Technics SL-1000R, conectada ao pré de phono Cyrus Phono Signature/PSX-R2. Também utilizamos, para comparação, a Ortofon Quintet Blue (moving coil), a agora descontinuada Goldring 2500 MM, além de uma referência de nível superior: a Vertere Sabre MM.

O restante do sistema de referência consistiu no amplificador Burmester 088/911MkIII e caixas ATC SCM50. Também testamos a cápsula em um sistema mais acessível, com o Naim Nait XS 3 (usando seu estágio MM interno) e caixas Epos ES-7N, para avaliar o desempenho em um conjunto mais condizente com seu preço. Em ambos os casos, os resultados foram excelentes.

catridges-nagaoka-ortofon

Som.

A MP-200 é uma cápsula clara, controlada e extremamente prazerosa de ouvir. Suas qualidades começam com um equilíbrio tonal exemplar e seguem com dinâmica expressiva e ótimo impacto. Ao percorrer nossa coleção de discos, é difícil não se impressionar com sua compostura ao reproduzir gravações densas e desafiadoras, como Carmina Burana, de Orff, além de sua notável capacidade de revelar grandes quantidades de informação.

A Nagaoka acompanha com facilidade os detalhes de instrumentos em segundo plano, mantendo sempre a coerência do conjunto musical. A imagem estéreo é bem focada, com ótima profundidade e excelente posicionamento das vozes e instrumentos. Trata-se de uma gravação exigente, com dinâmica extrema e orquestração intensa, mas a MP-200 permanece totalmente sob controle, oferecendo uma apresentação mais clara e precisa do que qualquer concorrente de preço similar que já ouvimos.

O desempenho de médios é excepcional, com vocais naturais, encorpados e ricos em textura.

A MP-200 também sabe ser divertida. Isso fica evidente ao ouvir There Is Love In You, de Four Tet, onde a cápsula demonstra excelente senso rítmico e uma impressionante capacidade de reproduzir graves com agilidade, articulação e impacto. Sua apresentação é direta e honesta — não há exageros ou tentativas de embelezamento artificial. A proposta da MP-200 é extrair a música do sulco com o máximo de fidelidade possível, preservando energia e naturalidade. E ela faz isso de forma exemplar.

Veredito.

A Nagaoka MP-200 é uma cápsula extremamente completa. Bem construída, fácil de instalar (apesar da ausência de porcas cativas) e eletricamente compatível com praticamente qualquer pré de phono MM. Seu desempenho sonoro está entre os melhores da categoria e não deixa praticamente nada a desejar.

Recomendação mais do que merecida.

Pontuação.

Som: 5

Construção: 4

Compatibilidade: 5

 

Ref.
Confira a matéria completa.
Review Nagaoka MP-200 - What Hi-Fi.
Outros Reviews.
Amplificador Quad 3 - Review Hi-Fi Pig Magazine.