Compartilhe
Seja bem vindo ao nosso Blog. Qualquer dúvida mande uma mensagem no whatsapp (48) 98418-2801
Acesse a loja virtual

Fone de ouvido Meze Áudio Alba - Review Clube do Áudio

19 de agosto de 2025 – Fones, Reviews

Meze Áudio Alba.

Fernando Andrette.

Testamos praticamente todos os principais fones deste fabricante romeno, exceto seus fones tipo IEM.

Então estava na hora de corrigir essa lacuna, e decidi pedir para o novo distribuidor da Meze no Brasil nos enviar o ALBA, um fone IEM com fio, de menos de 160 dólares lá fora, e que recebeu muitos elogios em todos os cantos.

Mesmo sendo um fone de entrada, a qualidade de acabamento e construção do ALBA continua sendo surpreendente, com cuidados de ponta a ponta, como na qualidade do cabo, nas opções de ponteiras em silicone e no adaptador de 3.5 mm para USB tipo C.

A estrutura do corpo do fone utiliza uma liga de zinco com um acabamento branco brilhante perolado, de excelente nível. Em termos de design, o ALBA é muito semelhante ao Meze ADVAR, com o mesmo sistema de ventilação traseira deste modelo.

O estojo achei um pouco apertado - acho que a Meze deveria repensar esse detalhe. Já a ergonomia dos fones, graças ao seu design e leveza, permite um encaixe excelente nos ouvidos.

Segundo o fabricante, o ALBA possui sensibilidade de 109 dB/V, e impedância de 32 ohms, sendo possível seu uso com uma infinidade de celulares e amplificadores de fones.

Utilizei ele ligado ao meu smartphone Samsung, e ao nosso pré de linha Nagra Classic, para fechamento da nota.

O driver dinâmico de 10.8 mm permite uma resposta bastante plana, principalmente na faixa mais crítica entre os 200 Hz e os
4000 Hz, permitindo enorme inteligibilidade e timbres muito naturais para vozes e instrumentos em geral.

É o tipo de fone, na minha opinião, para quem busca realmente ouvir sua música com baixa coloração e sem frequências turbinadas.

fone-de-ouvido-meze-audio-alba

Li um review em que o revisor não gostou do fone para ouvir hip-hop, pois achou os graves ‘esqueléticos’.

O ALBA realmente não será um fone para os amantes ou viciados em graves capazes de causar trincas no lóbulo frontal do ouvinte.

Ele está mais voltado para estilos musicais em que o predominante são instrumentos acústicos e gravações com baixa compressão e equalização.

Para esses gêneros, pode perfeitamente ser a primeira referência de inúmeros leitores que estão buscando seu primeiro fone mais ‘correto’ e equilibrado tonalmente.

Também vi críticas de revisores afirmando que os agudos estão presentes, porém sem “aquele brilho a mais” para deixá-los mais “presentes”. O ALBA também não se sujeita a este tipo de ‘coloração’ para chamar a atenção em um primeiro instante, e depois de meia hora se tornar fatigante e repetitivo.

Ou seja, será um fone que só irá despertar interesse naqueles que já possuem referência de música ao vivo não amplificada, OK?

Com este fone, o ouvinte terá a oportunidade de perceber o acontecimento musical e suas nuances muitas vezes não apresentadas em fones nesta faixa de preço.

Mas não esperem nada impactante sonicamente. Ao contrário, esperem audições imersivas e focadas, se este for o seu desejo ao ouvir sua música através de fones de ouvidos.

Entenderam o recado?

O que me impressionou foi seu silêncio de fundo e sua reprodução de detalhes de texturas, raramente vistas com tanta facilidade em
fones abaixo de 200 dólares.

O ouvinte que busca audições em que as paletas de cores, na definição dos timbres, esteja presente de forma explícita irá se deliciar
com esta qualidade do fone ALBA.

Os apaixonados por tempo e variação rítmica, se sentirão absolutamente satisfeitos com a aquisição e seus transientes.

Já a macro-dinâmica pode, dependendo do gênero musical, ser de alguma decepção, pois nos fortíssimos, ela irá nos lembrar das limitações neste quesito. Ela está lá, mas sempre de forma mais comedida do que gostaríamos.

Em compensação, sua micro-dinâmica, graças ao seu ótimo silêncio de fundo, será retratada com enorme fidelidade e transparência.

meze-alba

A sensação dos músicos dentro de nosso crânio estará garantida nas excelentes gravações (organicidade). E o conforto auditivo, tão importante para nosso cérebro achar a audição ‘musical’, é uma das melhores qualidades deste fone.

Conclusão.

Quando vejo aquelas intermináveis e calorosas discussões nos fóruns, sobre se fones mais caros realmente tem algo para justificar seu preço, sempre me pergunto o motivo de não se reordenar essa pergunta de uma maneira mais prática e específica, como por exemplo: “o que um fone mais caro deve oferecer para justificar seu preço?” - pois preço não é garantia de melhor performance.

Se muitos destes participantes tivessem a oportunidade, referência auditiva e critério de avaliação, perceberiam facilmente que as diferenças, inúmeras vezes, não estão no óbvio que um fone entrega, para poder ser considerado bom, e sim no grau de refinamento
que é possível se extrair atualmente de excelentes fones de ouvidos existentes no mercado.

E um segundo critério importantíssimo: para que gênero musical os fones se destinam?

Pois dependendo do estilo musical, fones de ótima qualidade existentes na faixa de entrada, serão integralmente satisfatórios. Já para estilos musicais mais complexos, estes fones de entrada terão limitações audíveis.

Percebem como essa questão é muito mais delicada? E que na maioria das discussões acaloradas em fóruns, não é levada em conta?

O ALBA é um ótimo fone para quem pretende gastar pouco e adentrar no segmento de fones que oferecem audições mais ‘corretas’ em termos de equilíbrio tonal, porém essa proposta tem um teto em termos de performance e de estilo musical. Pois se sua praia é
hip-hop, thrash metal, funk e música eletrônica, minha sugestão é: procure outras opções!

Agora, para os amantes de vozes, pequenos grupos instrumentais, folk, jazz, clássicos e até blues, este pode ser um fone ideal para iniciar sua jornada em busca de imersões musicais mais consistentes.

Se este é seu objetivo, o ALBA merece ser ouvido com atenção!

especificacoes-fone-meze-alba

pontos-fone-meze-audio-alba

referencia-fone-meze-alba

Ref.
Clube do Áudio.
Edição 320.
Confira outros reviews de fone Meze Áudio.
Meze Áudio Liric 2.